Just another WordPress.com site

[Artigos] Limpeza e preservação de guitarras [ via @GuitarBlogGAS ]



Limpeza da guitarra? Hã???

Todo guitarrista que se preze deve se preocupar com a limpeza de seu instrumento. Pode até parecer que não, mas até isso interfere na hora de tirar aquele timbre que você tenta arrancar do ampli e de seus pedais.

Há quem acredite que isso é desnecessário (Steve Ray Vogan por exemplo, mas ele podia né?! Rs!) mas com certeza é muito importante para a boa conservação do seu “Brinquedo”.

Visando parecer o menos complicado possível, usaremos alguns produtos bem conhecidos pra obter um resultado bacana. Nada de “Óleo de Limão” e nem “Químicas mirabulosas” pra fazer aquela faxina. Vamos utilizar produtos bem conhecidos e de fácil acesso a qualquer um.

Sigam o blog no Twitter!

Vamos precisar de:

– 1 Bombril;

– Fita Isolante;

– Cera automotiva;

– 2 Flanelas (De preferência novas);

– Óleo de Peróba;

– Algodão;

– 1 CD do Richie Kotzen (brincadeira! Rs!).

Bom vamos lá então…

Primeiramente, coloque o CD do Richie pra tocar e tire todas as cordas do instrumento. Revista o braço com a fita isolante deixando só os trastes aparentes como na foto 01.



Depois usamos o bombril com muito cuidado para "Arear" os trastes como na foto 02.

Feito isso, retire a fita isolante e teremos este resultado foto 03.

Em seguida, umedeça bem um pedaço de algodão com o Óleo de peróba e aplique em todas as casas (em caso de escalas escuras, como a foto 04. Em caso de escalas claras, pode aplicar cera automotiva e fazer o polimento como no corpo, que veremos mais abaixo).

Enquanto a escala absorve o Óleo de peróba, vamos ao corpo.

Com outro pedaço de algodão, aplique a cera automotiva em todo o corpo da guitarra (Sem exageros) e retire as oitavas da guitarra. A cera pode ser aplicada nas ferragens também. foto 05 e 06.

Obs: Se não sabe como regular as oitavas de sua guitarra, recomendo que pule a etapa das ferragens. Mas se quiser aprender, segue um videozinho explicando -> YOUTUBE



Enquanto a cera seca no corpo da guitarra e você está ouvindo aquela guita marcante do Richie (Rs!), aplique novamente o Óleo de Peróba no braço da guitarra e deixe por mais um tempo. foto 07



Após a secagem da cera automotiva, pegue uma das flanelas e retire a cera automotiva com movimentos circulares.

Depois de ter tirado toda a cera do corpo da guitarra, pegue a outra flanela e seque o máximo que puder a escala da guitarra. Chegará a este resultado aproximado Foto 08

Feito tudo isso, é só colocar as cordas no brinquedo e tocar!

Caso seja uma pessoa bastante cuidadosa como eu, é aconselhável manter sempre uma flanela limpa dentro do case para limpar o corpo e as cordas depois de tocar.

Até a próxima =).

Quinho Trindade
@QuinhoTrindade

-----------------------------------
Comentário do Rodrigo Sanches

Não quero dar uma de “sabe tudo” mas, diria para tomar dois cuidados:

1 – Flanela com pó é uma lixa que vai deixar pequenos riscos na pintura, eu não usaria flanela pois esse tipo de pano absorve pó, mas se tiver o cuidado de lavar antes de usar vai servir.

2 – Cuidado com o tipo de óleo de Péroba alguns lançamento desse marca tem solvente na composição, ou seja pode dar problema na pintura.

Do resto, parabéns pelo artigo!

3 responses

  1. Não quero dar uam de “sabe tudo” mas, diria para tomar dois cuidados:

    1 – Flanela com pó é uma lixa que vai deixar pequenos riscos na pintura, eu não usaria flanela pois esse tipo de pano absorve pó, mas se tiver o cuidado de lavar antes de usar vai servir.

    2 – Cuidado com o tipo de óleo de Péroba alguns lançamento desse marca tem solvente na composição, ou seja pode dar problema na pintura.

    Do resto, parabéns pelo artigo!

    Julho 3, 2011 às 8:09 pm

    • Vou tomar a liberdade de inserir seus alertas no corpo do post, tranquilo? Valeu pelos toques. Estamos aqui para contribuir mesmo. As experiências de cada um só tem a contribuir para o blog. Valeu!

      Julho 4, 2011 às 1:24 am

  2. Júnior

    Outro detalhe importante, apesar de simples, é que se vc guardar a flanela junto às cordas depois de limpar o suor, isso vai gerar um desgaste precoce nas cordas.
    Parabéns pelo post, pelo blog e pela iniciativa!

    abç

    Agosto 20, 2011 às 1:19 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s